Escola Arnaldo

A E.M.E.F. "Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro" é uma escola que atende desde o 1º ano do Ensino Fundamental I até o 9º Ano do Ensino Fundamental II. Localizada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, a escola ainda é jovem e seu nome é inspirado num antigo e famoso professor de Matemática da cidade. A escola recebe crianças e adolescentes da comunidade local e de bairros vizinhos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Diagnóstico da escola

Atenção alunos, professores, pais e funcionários estamos postando o diagnóstico da escola, favor postar seus comentários para que possamos torná-lo cada vez mais real.

DIAGNÓSTICO DA E.M.E.F “PROF. ARNALDO MORAES RIBEIRO”
O diagnóstico apresentado a seguir foi realizado após levantamento de dados, pesquisa realizada com a comunidade escolar através do blog e reunião com o Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres.
Caracterização da comunidade
A E.M.E.F. “Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro” está localizada no Residencial Eldorado, um bairro relativamente novo, que atende a pessoas de classe média.
 A escola atende, prioritariamente, os alunos do próprio bairro (sendo que estes equivalem apenas a 8% da clientela) e dos bairros vizinhos, sendo: Jardim Eleodoro I e II, Vila Oitenta, Vila São Judas Tadeu, Parque São Jorge, Residencial Morada do Sol, Bairro Chácara Peixe, Vila Santa Aureliana, Jardim Fernanda e Zona Rural (Bairro Serrinha, Bairro dos Mendonças, Água do Valente, Mandassaia, Barreiro dos Vidor, Barreiro dos Andrade, Ribeirão dos Cubas, Bairro da Onça, Grêmio, Boa Vista, entre outros).
Os discentes são de médio e baixo poder econômico e os pais possuem formação bastante diversificada: Curso Superior, Ensino médio, Ensino Fundamental completo e incompleto, analfabetos. Trabalham em indústrias, comércio, construção civil, órgãos públicos estaduais e municipais, atividades rurais e empregadas domésticas.
Os alunos, além das atividades escolares, participam de atividades esportivas (em clubes, escolinhas de futebol, etc.), de redes sociais pela internet, atividades religiosas (catequese, por exemplo) e alguns ainda frequentam o Centro de Educação Infanto Juvenil, participando dos projetos lá desenvolvidos.
Para os adultos as opções de lazer encontradas são: atividades esportivas, em quadras ou campos de futebol, festas realizadas em clubes, restaurantes, etc.
Por tratar-se de uma cidade pequena, os habitantes frequentam centros sociais e de lazer em outros bairros, visto que o Residencial Eldorado oferece poucas opções nessa área.  A população tem como referência, principalmente, os líderes religiosos (padre e pastores).
Embora não existam movimentos sociais atuando no bairro, a população mais carente é atendida pelas pastorais da igreja católica (pastoral da família, do idoso, da criança, etc.).
A maior parte da comunidade escolar deseja uma escola de qualidade, que prepare para o mercado de trabalho e que valorize os bons alunos.
Com relação à valorização dos bons alunos a escola está realizando um trabalho de valorização através de relação bimestral dos destaques da sala e premiação das salas que apresentam melhores resultados nas avaliações, porém sentimos que além desse trabalho faz-se necessário uma valorização diária dos alunos.

Caracterização da escola

A E.M.E.F. Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro atua no Ensino Fundamental de 1º ano à 8ª série em dois turnos diurnos, sendo de manhã - das 7 às 12 horas e à tarde - das 13 às 18 horas;
Tem 35 classes de Ensino Fundamental, 21 delas de 1º ano à 4ª série e 14 classes de 5ª à 8ª série, além de duas salas de recursos. As salas do 1º ano são atendidas em prédio separado (na EMEI “Arco Íris”), por falta de espaço físico. O período matutino atende 588 alunos e o vespertino 433, totalizando 1021 alunos. Oferece carga mínima de 800 horas aulas, ministradas em 200 dias de efetivo trabalho escolar, como é exigido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
A escola possui 18 salas de aula (número insuficiente para atender todas as turmas e o reforço escolar), sala de informática com 32 computadores, sala de vídeo/auditório (interditada para reforma), laboratório de Ciências, sala para atendimento psicológico, biblioteca, diretoria, secretaria, 2 almoxarifados, sala dos professores, sala de coordenação, cantina, 2 cozinhas (uma para merenda escolar, uma para os professores), depósito de alimentos, depósito de materiais de limpeza, dependência para Educação Física, 2 vestiários, quadra coberta, quadra descoberta, pátio, 25 sanitários de alunos (12 masculino e 13 feminino), 5 sanitários de professores e funcionários (2 masculinos e 3 femininos), lavanderia, zeladoria, 3 rampas e parque infantil. A escola apresenta falhas em sua estrutura física para atender portadores de necessidades especiais, pois, não temos sinalização para deficientes visuais, os deficientes físicos não têm acesso a uma parte da escola (biblioteca, diretoria, secretaria, etc.) e a rampa que dá acesso à quadra é descoberta.
Possui os seguintes recursos pedagógicos: TVs, Vídeos Cassete e DVDs, Antena parabólica, Globos terrestres, Rádios, Máquinas fotográficas, Teatro com fantoches, Mapas, Duplicadores a álcool, copiadora (Xerox), Retroprojetor com tela, Data show, Computadores e impressoras, Conjuntos de jogos educativos, Coleções didáticas/pedagógicas para uso do professor, Livros didáticos e informativos, Coleções literárias, Material dourado, Jogos didáticos, Materiais para Educação Física (cordas,                        bolas, colchonetes, redes de vôlei, cones, bambolês), Materiais fornecidos pelo Sistema Anglo de Ensino; Materiais da sala de recursos multifuncional (jogos, lap top, computador, impressora, bandinha rítmica, quebra cabeças, etc.). Na sala de recursos ainda não existe internet conectada, devido à distância desta sala com a central da rede.
A Unidade escolar recebe mensalmente verba do FUNDEB e anualmente o PDDE, para complementar a renda, fazemos também a arrecadação da APM (doação realizada mensalmente pelos familiares) e alugamos a cantina da escola.
O material utilizado são os cadernos do sistema Anglo de Ensino, adotados pela Secretaria Municipal de Educação, sendo que a comunidade aponta esse material como o grande ponto positivo da escola. A Secretaria também estabelece o currículo a ser seguido.


Organização escolar
O índice de reprovação no ano anterior foi de 4,7%, sendo que as séries que apresentaram resultados mais baixos foram as 7ª séries com 11% de reprovação e os 2º anos com 10,3%. O número de retenção é maior no período vespertino.
A escola apresentou 0,3% de evasão sendo estas de alunos de 6ª e 8ª série, porém este ano estamos sentindo grande dificuldade em manter alguns alunos na escola, percebendo que esse índice pode aumentar.
O IDEB do Fundamental I em 2009 foi de 5,9 (a meta era de 4,7) e o do Fundamental II foi de 5,0 (a meta era de 5,1). Embora a comunidade escolar não aponte como prioridade a obtenção de boas notas nas avaliações externas, sabe-se da necessidade em atingir as metas estabelecidas para a escola.
Os membros da comunidade escolar apontam o desinteresse dos alunos, a indisciplina, a falta de comprometimento com as tarefas de casa e o bullying como os maiores problemas da escola.
A escola tem o projeto Fanfarra, em parceria com a Secretaria de Cultura, por tempo indeterminado. Esse projeto atende os alunos de 5ª à 8ª série e nota-se que alguns dos alunos que mais se destacam são os que apresentam problemas comportamentais ou de notas.

Perfil dos professores, técnicos e da participação dos pais
Dos 50 professores que atualmente trabalham na Unidade Escolar, apenas uma não possui curso superior (estando esta readaptada), 58% dos docentes são pós-graduados bem como todos os membros da equipe gestora. A formação dos professores também é um ponto positivo apontado pela comunidade.
 Apenas 16% dos professores não são efetivos (dentre estes os professores do projeto reforço).
Os docentes reúnem-se semanalmente nos HTPCs, sob orientação das coordenadoras.
A equipe gestora (direção e coordenação) é comissionada, porém todas são professoras efetivas da rede.
O relacionamento da equipe gestora com a Secretaria Municipal de Educação é bem próxima. Os professores também são atendidos sempre que procuram a Secretaria.
A maioria dos pais comparece à escola quando chamados e os casos de pais que não comparecem na primeira convocação são convocados novamente. A comunidade também é bastante participativa nos eventos escolares. Entretanto percebem-se poucas melhoras após a conversa com alguns pais. Nota-se que estes não valorizam a educação, e essa falta de valorização reflete-se nas atitudes dos filhos.
O relacionamento com o Conselho Tutelar é bom, porém percebem-se poucos resultados.


OBJETIVOS GERAIS:
- Valorizar os bons alunos;
- Conscientizar os alunos da importância da educação em suas vidas;
- Trabalhar com os familiares, buscando maior valorização da escola;
- Incentivar a frequência dos alunos às aulas;
- Melhorar os índices nas avaliações externas;
- Respeitar a diversidade cultural e religiosa;
- Adequar a escola facilitando o acesso dos deficientes físicos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Reconhecer diariamente o esforço dos alunos;
- Valorizar as boas atitudes;
- Promover palestras para os alunos, mostrando-lhes a importância da educação;
- Formar grupos de estudo com algumas famílias, buscando orientá-los quando à educação dos filhos;
- Estabelecer parcerias com pessoas da comunidade, aproveitando seus conhecimentos no trabalho com pais e alunos;
- Incentivar a participação dos alunos nos projetos extra-classes para melhorar a frequência nas aulas;
- Atender pais de alunos faltosos para orientação;
- Encaminhar alunos faltosos ao Conselho Tutelar e à Promotoria, quando necessário;
- Intensificar o atendimento aos alunos com dificuldade, através de atendimento individualizado e do projeto reforço;
- Fazer simulados com os alunos para prepará-los para as avaliações externas e para diagnosticar suas principais dificuldades;
- Trabalhar apenas o lado cultural das comemorações;
- Evitar músicas e textos que tenham fundo religioso;
- Cobrir a rampa que dá acesso à quadra;
- Colocar sinalização para os deficientes visuais;
- Buscar uma maneira de facilitar o acesso dos deficientes físicos à biblioteca, diretoria, secretaria, etc.;
- Levar a internet até a sala de recursos


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