Escola Arnaldo

A E.M.E.F. "Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro" é uma escola que atende desde o 1º ano do Ensino Fundamental I até o 9º Ano do Ensino Fundamental II. Localizada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, a escola ainda é jovem e seu nome é inspirado num antigo e famoso professor de Matemática da cidade. A escola recebe crianças e adolescentes da comunidade local e de bairros vizinhos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Plano de ação

OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos
/duração
CUSTO
RESPONSÁ
VEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO
- Valorizar os bons alunos;






















- Respeitar a diversidade cultural e religiosa;
















- Implantar o grêmio estudantil na escola;
- Reconhecer diariamente o esforço dos alunos;

- Valorizar as boas atitudes;

















- Trabalhar apenas o lado cultural das comemorações;

- Evitar músicas e textos que tenham fundo religioso;












- Incentivar a participação dos alunos na escola, envolvendo-os nas tomadas de decisões;
- Anotar nas pastas de 5ª à 8ª série os alunos destaques da aula;

- Anexar, bimestralmente, os alunos destaques nas salas de aula de 4º ano à 8ª série;

- Premiar as salas que se destacarem em avaliações aplicadas pela escola ou nas avaliações externas;



- Preparar com antecedência todas as comemorações da escola, selecionando criteriosamente as atividades;







- Reunir um grupo de alunos para verificar o interesse em participar do grêmio;
- Pesquisar e elaborar o estatuto do grêmio;
- Realizar a eleição dos membros;
- Acompanhar o trabalho do grupo







- Sulfite, tinta da impressora, lanches especiais, prêmios
R$300,00 por bimestre
















CDs para gravação
R$ 50,00
















- Sulfite, tinta da impressora, Xerox
R$ 50,00
Professores das salas de aula do 4º ano à 8ª série, coordenação, direção;

















- Direção, coordenação, professores















- Assistentes de direção, professores conselheiros de cada classe e alunos interessados
- Estão anotados os alunos destaques?

- As salas com melhor desempenho foram premiadas?















- Estão sendo respeitados os diversos cultos religiosos?

- Os alunos que, por motivo religioso, não participarem de alguma atividade estão sendo prejudicados?

- A comunidade está satisfeita com essa forma de trabalho?



- Foi montado o grêmio?
- Os alunos estão atuando produtivamente?







OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos/duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO

- Adequar a escola facilitando o acesso dos deficientes físicos.


- Cobrir e adequar a rampa que dá acesso à quadra;

- Colocar sinalização para os deficientes visuais;

- Buscar uma maneira de facilitar o acesso dos deficientes físicos à biblioteca, diretoria, secretaria, etc..

- Ligar a internet à sala de recursos;


- Solicitar avaliação de um arquiteto para avaliar a estrutura física da escola, analisando as possibilidades de adequação;

- Solicitar auxílio financeiro junto à Secretaria Municipal de Educação para as reformas necessárias;

- Realizar cotação de preços par emprego do PDDE acessibilidade;

- Aguardando orçamento do arquiteto

A direção

- A rampa da quadra foi adequada e coberta?

- Foi viabilizado o acesso dos deficientes físicos à biblioteca, secretaria, etc.?

- A escola foi sinalizada para deficientes visuais?

- A sala de recursos recebeu internet?

- O dinheiro do PDDE acessibilidade foi bem empregado?

- Houve auxílio financeiro da SME e da Prefeitura Municipal?

OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos/duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO
- Conscientizar os alunos da importância da educação em suas vidas;

- Incentivar a frequência dos alunos às aulas;












-Melhorar os índices nas avaliações externas;



 - Promover palestras para os alunos, mostrando-lhes a importância da educação;
- Incentivar a participação dos alunos nos projetos extraclasses para melhorar a frequência nas aulas;
- Atender pais de alunos faltosos para orientação;
 - Encaminhar alunos faltosos ao Conselho Tutelar e à Promotoria, quando necessário;
 - Intensificar o atendimento aos alunos com dificuldade, através de atendimento individualizado e do projeto reforço;
 - Fazer simulados com os alunos para prepará-los para as avaliações externas e para diagnosticar suas principais dificuldades;

- Buscar pessoas que possam ministrar palestras;


- Solicitar a realização de projetos à SME e à Secretaria da Cultura;

- Fazer ofícios e preencher a ficha FICAI para encaminhar os alunos faltosos ao Conselho Tutelar ou à Promotoria;




 - Acompanhar a frequência dos alunos e o trabalho dos professores no projeto reforço;
 - Organizar os simulados de acordo com os conteúdos trabalhados;
- Corrigir os simulados e aproveitar as notas como avaliação bimestral;




















- Xerox dos simulados R$ 500,00 por bimestre




Membros da APM e do Conselho de escola, professores e direção;


Direção;















Coordenadoras e professores;
 - Os alunos demonstraram interesse nas palestras?
- Percebeu-se alguma mudança de comportamento dos alunos após a palestra?
- Foi possível a realização de atividades extraclasses?
- Há participação nos projetos extraclasse?
- Os alunos que participam têm boa frequência?
- O Conselho Tutelar dá devolutiva dos atendimentos?
- Diminuiu o índice de evasão?
Os alunos do reforço melhoraram suas notas?

- Há empenho dos alunos nos simulados?
Houve melhora nas avaliações externas?


OBJETIVOS GERAIS
METAS
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
AÇÕES
Métodos/duração
CUSTO
RESPONSÁVEIS
ITENS PARA AVALIAÇÃO
- Trabalhar com os familiares, buscando maior valorização da escola;

- Formar grupos de estudo com algumas famílias, buscando orientá-los quando à educação dos filhos;
- Estabelecer parcerias com pessoas da comunidade, aproveitando seus conhecimentos no trabalho com pais e alunos;

- Apresentar aos pais o trabalho da escola para que estes valorizem a instituição;

- Atender os pais sempre que necessário para orientá-los e para estabelecer parcerias com os mesmos;
- Buscar pessoas que possam trabalhar com grupos de pais;







- Organizar as reuniões de pais para que nestas ocasiões sejam apresentados os trabalhos realizados e que esse momento não seja apenas para falar de comportamento dos alunos;






- Brindes, sulfite, tinta para impressora
R$ 30,00 por reunião





- Materiais para dinâmicas, sulfite, tintas
R$ 50,00 por reunião
- Professores, direção, coordenação e assistente social (voluntária);


- Membros da APM e Conselho de Escola;








- Professores e coordenação;

- Há melhora do aluno após atendimento aos responsáveis?



- As famílias que mais necessitam participam dos grupos de pais?







- As reuniões aconteceram de forma diferenciada?
- Os pais demonstraram satisfação com o trabalho da escola?



2 comentários:

  1. Escola é mais do que o caminho para a vida...Ou seja nossos professores são ótimos...Podemos faser amigos ...Mais tamben levar a serio.
    bjs a todos ate 2012...

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